http://www.nelsonrego.art.br/
Sobre o autor

A Natureza Intensa é o livro mais recente (2016, Dublinense/Terceiro Selo). Formado por quatro contos interligados, mostra as trajetórias de personagens que variam desde meninas vindas de alagados e favelas, que encontram num ambiente de ambígua pulsão erótica a chance de escapar a destinos que se anunciavam opressivos, até uma inquietante industrial e financista, que faz da ruptura de limites o seu modo de vida. Nos contos, uma garota se exibe para uma plateia nada usual, um jogo de farsantes sinceras se desenrola durante as noites num labirinto de canais, o desejo aproxima a juventude da face que lhe é oposta: alguém que parece nos enxergar de muito longe, do lado de lá da vida. Uma estranha felicidade aflora das tramas: transgressora. Nos quatro contos, esse sentimento brota por todos os lados e tem a força da correnteza e da libertação. Os transgressores rompem algo ao mesmo tempo nítido e de difícil definição, eles têm a leveza de quem encontrou o seu repouso na velocidade.

Fui colunista no jornal Sul21 de 2014 a 2016, onde publiquei semanalmente aforismos, minicontos e outros textos sintéticos.

Em tempos que já vão distantes, escrevi poesias, que foram publicadas por editoras alternativas e premiadas em concursos promovidos pelas editoras cariocas Shogun e Crisális. Porém, eu não gostava de minhas poesias. Deixei-as dormindo lá onde ficaram, no tempo distante.

Gosto de criar imagens. Nas seções Meninas em Quadrinhos e Biscoitos Para Olhar, explico que não sei desenhar nem muitas outras coisas, mas, não sabendo, (acho que) sei.

Estudei Filosofia e Geografia, fiz mestrado em Sociologia e doutorado em Educação. Sou professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde na graduação e na pós-graduação, atuou numa linha de pesquisa que une Geografia e criação de pedagogias ao mesmo tempo críticas e prazerosas em educação formal e não formal. Nessa linha, organizei livros publicados pela Editora da UFRGS e por outras editoras, reunindo textos de diversos pesquisadores.

Sou também autor dos e-books Geografias e (in)Visibilidades, paisagens, corpos, memórias (2017) e Narrativas, Geografias e Cartografias – para viver é preciso espaço e tempo (dois volumes, 2020), publicados no âmbito de convênio entre a UFRGS e a Universidade do Minho, Portugal. Os livros, de acesso gratuito, reúnem autores que, por nacionalidade ou local de trabalho, representam Brasil, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Moçambique e Portugal. Ambos os livros apresentam pesquisas que procuram trazer à visibilidade tanto os problemas e apagamentos de memórias quanto os movimentos de resistência contextualizados nas relações históricas e geográficas entre patriarcado, colonialismo e desigualdade nas condições sociais, econômicas e culturais.

Meu amigo Sandro Vieira criou verbetes na Wikipédia para mim e Irene Santos, renomada fotógrafa e pesquisadora da história e da cultura dos negros no Brasil, que criou o design de meu site. Aqui estão os verbetes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Irene_Santos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Rego
Este outro link dá passagem para o CNPq:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786453H9
Página Anterior Página anterior  
Sobre o Autor Mercado de Pulgas Outros Textos Meninas em Quadrinhos
Biscoitos Para Olhar Tão Grande Quasenada Daimon Junto à Porta Noite-Égua
A Natureza Intensa Entrevistas Antigamente Um Gato Bizarro
Viraram Raridades Ontem e Hoje Geografia e Educação (In)Visibilidades
Narrativas + Cartografias Comprar On-Line Contato INÍCIO
Palavras-Chave: Escritor Nelson Rego, noite-égua, entre fantasmas e desejos, Escritor nelson rego, nonada, jornalismo, travessia, noite-égua entre fantasmas e desejos Escritor nelson rego, noite-égua entre fantasmas e desejos nonada jornalismo travessia, daimon junto à porta de Escritor nelson rego ganha prêmio açorianos, dublinense, daimon junto à porta de Escritor nelson rego ganha prêmio açorianos, daimon junto à porta ganha prêmio açorianos dublinense, a natureza intensa do Escritor nelson rego milton ribeiro, a natureza intensa milton ribeiro, a natureza intensa Escritor nelson rego sul21, daimon junto à porta evidencia a presença extra no cotidiano, Escritor nelson rego homo literatus, daimon junto à porta evidencia a presença extra no cotidiano Escritor nelson rego, daimon junto à porta evidencia a presença extra no cotidiano, homo literatus, daimon junto a porta do Escritor nelson rego r.izze.nhas, daimon junto a porta r.izze.nhas, Escritor nelson rego izze resenhas, novo livro do Escritor nelson rego explora beleza e hedonismo como ideias, clicrbs, a natureza intensa clicrbs, contos interligados Escritor nelson rego jornal do comércio, entrevista Escritor nelson rego coordenação do livro e literatura, audiolivro Escritor nelson rego ubook, audiolivro Escritor nelson rego, Escritor nelson rego ubook, entrevista Escritor nelson rego coordenação do livro e literatura, entrevista Escritor nelson rego lume ufrgs, entre ambiências militância e arte entrevista com o prof. nelson rego, geração de ambiências três conceitos articuladores nelson rego, nelson rego tão grande quase nada, tão grande quase nada, nelson rego daimon junto à porta, daimon junto à porta, nelson rego noite-égua, noite-égua, nelson rego a natureza intensa, a natureza intensa, Escritor nelson rego