http://www.nelsonrego.art.br/
Página Anterior

À semelhança de outros
O elevador é um meio de transporte encaixado em trilhos e ligado ao motor mantido fixo.
Por que faço o registro? Bom, porque existem pessoas que passam a vida a subir e descer de elevador sem conceber que estão dentro de um primo do vagão do trem elétrico.
E daí?
E daí que faço o comentário porque acho o tema do elevador parecido com o criacionismo. Há pessoas que dedicam suas vidas a negar a proximidade parental humana com os macacos, sem conceber que o grau da proximidade é apenas detalhe. O básico é que ambos, humanos e macacos, somos descendentes de seres microscópicos surgidos há várias centenas de milhões de anos. Ainda não conseguimos precisar se somos primos em segundo ou quinto ou sétimo grau no ramo onde chimpanzés, gorilas e orangotangos saboreiam folhas tenras, mas que somos todos bisnetos do mamífero que descende do lagarto, que evoluiu do anfíbio, que num dia distante ousou sair dos mares, perder as guelras, ganhar patas e deixar de ser peixe, somos.
Ainda não definimos o detalhe da distância – se é pequena ou se é minúscula –
em relação ao primos macacos, mas que os tatatatataravôs de chimpanzés, gorilas, orangotangos e humanos foram os mesmos e tiveram escamas, foram e tiveram.
Tudo ótimo que alguém escolha o criacionismo (ou diga-se escolhido). O problemão é querer forçar que sua crença torne-se crença oficial, obrigatória, única, proibitiva das ciências e da visão contrária.
Quem sabe até se não existe um ponto no meio – no meio e acima – que possa abrigar um acordo entre humanos de boa vontade? Assim como permanece o mistério da Vida – não a vida desta ou daquela espécie, mas a Vida –, assim como permanece não decifrado o modo da passagem da energia do Universo para o fenômeno dos sencientes, quem sabe nos irmanamos no mistério desse outro fenômeno do macaco que, no brevíssimo intervalo de uns poucos milhões de anos, se tornou falante, escritor, inventor de máquinas e prisioneiro e tirano de sua sociedade?
Bom, mas o que eu estava querendo dizer, em resumo, é que as pessoas devem prestar atenção quando atravessam o portal de um elevador. Podem acontecer acidentes à semelhança do que ocorre em qualquer outro meio de transporte.

/Próxima Página77